Início do cabeçalho do portal da UFERSA

CAADIS - Notícias

Quero aprender língua de sinais?

Nossa dica é começar pela playlist do INES. O Instituto Nacional de Educação de Surdos, foi a primeira escola fundada no Brasil para surdos, e a mais de 150 anos vem difundindo a língua de sinais.

Nos últimos anos, o INES, lançou um excelente projeto chamado TV INES. Caso você esteja dando os primeiros passos na língua de sinais, existe um programa ideal para você, chamado “A vida em Libras”. Acesso o link https://debasi.ines.gov.br/tv-ines e bons estudos!

Existe algum desenho animado em Libras?

Min e as mãozinhas é o primeiro desenho animado em LIBRAS. Esse projeto visa criar mais episódios promovendo a inclusão e diversão, para que os surdos possam aproveitar um desenho sem dividir a atenção e os ouvintes aprendam sobre os surdos, como interagir e também essa língua tão essencial para se comunicar com mais de 10 milhões de brasileiros.

Clique aqui para conhecer mais sobre o projeto.

Existe Enem em Libras?

Sim! Desde 2017, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP) vem realizando a prova do Enem também em Libras.

Os vídeos da prova de 2018 estão disponíveis na página oficial o instituto no Youtube.

A língua de sinais é universal?

A língua de sinais não é universal, cada país tem a sua. A mais popular mundialmente é a ASL (Língua de Sinais Americana). Caso queira aprender um pouco mais, você pode acessar o canal do professor Bill:

Como é uma música traduzida em Libras?

Geralmente, para poesia, música e outros gêneros semelhantes, é realizado uma interpretação semiótica. É um trabalho que exige um conhecimento contextual profundo da peça e muito estudo e treino.

Veja a seguir o exemplo da música “beijo de hortelã”, traduzida pelo intérprete Neemias Santana (Professor UnB):

 Como é a disciplina de Libras no Ensino Superior?

A disciplina Língua Brasileira de Sinais EaD – FLL 1024 foi idealizada para que os alunos tenham contato com conteúdos relacionados à língua de sinais, à surdez, à educação de surdos e à cultura surda. É coordenada pelo Prof. Dr. Felipe Venâncio Barbosa, do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Para a disciplina, foi desenvolvida uma série de videoaulas divididas em duas partes, todas produzidas pelo grupo de Mídias Digitais da Pró-Reitoria de Graduação. A primeira com o conteúdo teórico de 10 videoaulas apresentando um panorama histórico, social e pedagógico sobre o desenvolvimento da língua de sinais, e mais especificamente da Língua Brasileira de Sinais, Libras. As videoaulas ficam disponíveis para público no Portal e-Aulas USP: http://eaulas.usp.br/portal/course.ac….

Existe algum sistema de escrita para Libras?

Sim, existem vários sistemas de escrita ou representação dos sinais. Um dos sistemas mais famosos é denominado SignWriting. Assista a vídeo aula abaixo do professor Madson Barreto, um dos maiores especialista nesse tipo de escrita:

 

Existem canais no Youtube em Libras?

Sim, atualmente temos vários Youtubers surdos que estão constantemente atualizando seus canais. Assistir conteúdos em Libras pode ajudar muito no processo de aprendizagem, além de ser um conteúdo criado por usuários nativos da língua.

 

 

18 de dezembro de 2018. Visualizações: 1815. Última modificação: 23/01/2024 12:14:14