Início do cabeçalho do portal da UFERSA

CAADIS - Notícias

 

PROGRAMA INCLUIR—MEC/SECADI/SESU

Programa criado em 2005 por meio de Chamadas Públicas, a partir de 2012, o MEC/SECADI/SESu apoia as universidades com aporte de recurso financeiro, diretamente na matriz orçamentária.

OBJETIVO: Promover a inclusão de estudantes com deficiência, na educação superior, garantindo condições de acessibilidade na universidade.

EIXOS TEMÁTICOS: Compreende ações de política de acessibilidade na educação superior, por meio dos Núcleos de Acessibilidadde/CAADIS, que se estruturam nos seguintes eixos:
I Infraestrutura
II Currículo, comunicação e informação
III Programas de Extensão
IV Programas de Pesquisa

PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS

Programa instituído na UFERSA com procedimento de aplicação da Lei Nº 12.711/2012.OBJETIVO: Ampliar o acesso às universidades e institutos federais para os jovens de escolas públicas, negros e índios.

POLÍTICA DE ATENDIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL DOS/AS ESTUDANTES
Política considerando a Resolução CONSUNI/UFERSA Nº 005/2012, de 31 de outubro de 2012, que dispõe sobre a criação da CAADIS e a necessidade de regulamentar a política de atendimento e inclusão social dos estudantes com algum tipo de deficiência e/ou necessidades específicas com ações intersetoriais para o acesso e permanência de todos os estudantes no ensino superior.

OBJETIVO: Garantir o direito de todos(as) ao atendimento de suas necessidades e procurando oferecer um ensino qualitativo, um ambiente seguro, com acessibilidade garantida na universidade.

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

Oferta dos Cursos de Especialização UNIAFRO: Igualdade Racial da Escola e de Aperfeiçoamento em Educação Quilombola no âmbito da universidade (MEC/SECADI)

OBJETIVO: Possibilitar aos profissionais do magistério uma formação sobre os subsídios técnicos e teóricos das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, além de proporcionar o conhecimento sobre as políticas de ação afirmativa.

Oferta dos Cursos de Língua Brasileira de Sinais—LIBRAS; Leitura e Escrita em Sistema Braille; Ledor; Audiodescrição e Legendagem.

OBJETIVO: Investir na formação inicial e continuada dos servidores e comunidade para a sensibilização e o reconhecimento da diversidade e de um ambiente acessível

EVENTOS DE EXTENSÃO

SEADIS—SEMINÁRIO DE AÇÃO AFIRMATIVA, DIVERSIDADE, INCLUSÃO SOCIAL E FÓRUM DE ACESSIBIILDADE

OBJETIVO: Possibilitar a ampliação de conhecimentos, promoção de diálogos, debates, reflexões e socialização de experiências, bem como uma ferramenta de apresentação de propostas e resultados de ensino, pesquisa e extensão.

CICLO DE PALESTRAS

OBJETIVO: Possibilitar um espaço de formação inicial dos profissionais da universidade, gestores, pró-reitores, diretores, chefe, coordenadores, representantes, equipe, professores, técnicos administrativos, estudantes e comunidade externa.

UFERSA CINE INCLUIR

Coordenação de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social – CAADIS/UFERSA em parceira com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), lança o projeto Acessibilidade atitudinal e comunicacional: “CINE-INCLUIR”. O projeto é mais uma ação inclusiva na  universidade para sensibilizar e instruir a comunidade em temas relacionados à promoção da saúde, educação, cultura e inclusão social.

Saiba mais em: https://caadis.ufersa.edu.br/cine-incluir/

 

ACESSIBILIDADE; ELIMINANDO BARREIRAS ARQUITETÔNICAS NA UFERSA

OBJETIVO: Realizar um diagnóstico das condições de acessibilidade arquitetônica da UFERSA, em todos seus ambientes, estruturas, edificações, salas de aula, biblioteca, banheiros, auditórios, ginásios, laboratórios, áreas, calçadas, estacionamentos, mobiliários, restaurantes e similares, inicialmente em Mossoró e posteriormente nos campi avançados.

29 de setembro de 2014. Visualizações: 3374. Última modificação: 17/12/2018 14:22:36