Início do cabeçalho do portal da UFERSA

CAADIS - Notícias

CADEIRA DE RODAS MANUAL 

A cadeira de rodas é um acessório indispensável para pessoas com deficiência ou dificuldade de mobilidade que querem ter mais qualidade de vida. Na universidade, este item auxilia no deslocamento de alunos e servidores com redução de mobilidade temporária ou definitiva. As cadeiras de rodas estão disponíveis em alguns setores da universidade, dentre eles a CAADIS,  PROAE, Bibliotecas e podem ser remanejadas de acordo com a necessidade.

LUPA ELETRÔNICA 

Auxilia aqueles que possuem baixa visão, obterem maior conforto visual na leitura de textos fonte 12, ajudando-os nos estudos e em outras atividades relacionadas à escrita e à leitura. As lupas estão disponíveis para empréstimo no setor da CAADIS. Se precisar, basta entrar em contato conosco que providenciamos para você.

LUPA MANUAL 

Auxilia aqueles que possuem limitações na visão, a realizarem atividades de leitura e escrita com maior conforto visual. As lupas estão disponíveis para empréstimo no setor da CAADIS.

MÁQUINA DE ESCREVER BRAILLE 

Este equipamento permite a quem possui deficiência visual ou tem perda parcial da visão, aprender Braille de forma independente, ou redigir textos  curtos em braille.  Funciona como lápis e papel e o objetivo é expandir a alfabetização em Braille, aumentar o potencial de aprendizado e sucesso daqueles que possuem cegueira. A máquina braille esta disponível para uso acadêmico e treinamentos sobre código braille.

QUADRICICLO MOTORIZADO 

Disponível para empréstimo para alunos e servidores da instituição, oferece  mobilidade e praticidade para se locomover nas dependências da UFERSA, proporcionando maior independência e melhor qualidade de vida. Temos duas unidade de quadriciclo disponíveis no campus sede(Mossoró) e uma unidade no Centro Multidisciplinar de Caraúbas e Centro Multidisciplinar Pau dos Ferros. Os quadriciclos possuem uso restrito às depedências da Universidade.

CADEIRA DE RODA MOTORIZADA STAND-UP 

A cadeira de rodas stand-up permite ao usuário de cadeira de rodas, permanecer em pé com segurança, para desempenhar atividades que exigam a postura ereta. Este equipamente está em uso permanente no Hospital Veterinário em Mossoró, sendo necessário para seu uso compartilhado, conversa prévia sobre necessidade e disponibilidade do equipamento.

BEBEDOURO ACESSÍVEL DE PRESSÃO 

Diferente dos modelos tradicionais de bebedouros de coluna, o Bebedouro de Pressão  foi projetado para atender locais com grande fluxo de pessoas e principalmente no atendimento ao desenho universal. Está adequado à norma ABNT NBR 9050:2004 e ao Decreto 5296/2004, podendo ser utilizado em áreas internas e externas, sendo um produto acessível, que atende pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida. Os bebedouros estão localizados em todos os blocos de sala de aula da UFERSA.

CALCULADORA FALANTE EM PORTUGUÊS

Calculadora destinada aos usuários da UFERSA, com o objetivo de auxiliar pessoas com baixa visão ou surdez, que necessitam de cálculos básicos no seu dia a dia. Este recurso pode ser útil como recurso auditivo, com voz sintetizada em português, como útil na condição de recurso visual, por possuir teclado com números grandes e display com leve inclinação. Facilita a visualização e a leitura. As calculadoras estão disponíveis para empréstimo no setor da CAADIS.

MESA ADAPTADA

 

Mesa que possui possibilidade de alturas diferentes e espaço para entrada de cadeira de rodas. Projetada para atender necessidades de altura e largura diferentes. Adaptam-se aos usos educacionais e profissionais, permitindo em especial as pessoas em cadeira de rodas, acesso pleno  à área de uso, sem as restrições impostas pelo mobiliário comum. Possuímos mesas adaptadas disponíveis para empréstimo em alguns blocos de sala de aula do campus sede (Mossoró) e na CAADIS.

TECLADO COLMÉIA

Facilita a digitação de pessoas com dificuldade no uso do teclado convencional ou com Mobilidade Reduzida. Com esta cobertura transparente tipo colméia, a pessoa que digita, não corre o risco de apertar duas teclas ao mesmo tempo. Unidades disponíveis na CAADIS.

TECLADO DE CONTRASTE PARA BAIXA VISÃO 

 

As pessoas com baixa visão necessitam de maior contraste e ampliação das teclas para desenvolverem seu trabalho no computador. Os teclados ampliados em termos de tamanho e funcionalidade são iguais aos convencionais. A diferença está no tamanho dos caracteres impressos nas teclas, que são 4 vezes maiores que os convencionais. Ótimos para digitação. Temos teclados em alto contraste disponíveis nas bibliotecas e na CAADIS.

TECLADO EM BRAILLE 

 

Teclado com teclas em Braille e caracteres ampliados de alto contraste. Este teclado foi adaptado para Braille e Baixa Visão através de etiquetas especialmente criadas para esse fim. Essas etiquetas são fabricadas em policarbonato e adesivo de alto desempenho que garantem a qualidade e a durabilidade do produto, para utilização por pessoas com baixa visão e pessoas com cegueira. Disponível na CAADIS.

IMPRESSORA BRAILLE

 

Impressora permite a impressão em Braille de grande quantidade de textos, transformando materiais de leitura e estudo, em escrita braille. É necessário uso de papel específico para sua impressão. A CAADIS dispõe de dois modelos de impressoras.

VOCALIZADOR PORTÁTIL 

 

Este item visa atender pessoas com dificuldade de fala no processo de alfabetização e que necessitam de comunicador alternativo. O Vocalizador Portátil é um dispositivo de Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA), que reproduz qualquer mensagem pré-gravada, que é ativada através de um simples toque. É possível produzir imagens específicas por área do conhecimento.

 

 ESTETOSCÓPIO DIGITAL

 

Estetoscópio com tecnologia avançada de amplificação em até 20 vezes, controla a frequências e redução de ruídos, permite comunicação com computador e tem software que permite visualizar, armazenar e imprimir os sons captados. Auxilia os usuários com limitações, no desempenho de suas atividades. Atualmente o estetoscópio digital encontra-se cedido para uso no Curso de Medicina da UFERSA. Para uso compartilhado, entrar em contato com a CAADIS, com antecedência.

ACIONADOR DE MOUSE

 

Dispositivo que promove acessibilidade tanto no uso do computador quanto em outras atividades não informáticas, para usuários com dificuldade de coordenação motora. Há acionadores disponíveis nas bibliotecas e na Caadis.

ENGROSSADOR DE BULBO

Adaptaçao bulbo para escrita, tecnologia assistiva nas atividades da vida diária e universitária. Auxilia na escrita fina e promove maior segurança no ato de escrever, desenhar. Equipamento disponível na Caadis.

PRANCHETA REGLETE

 

Equipamento de acessibilidade, para usuários com deficiência visual, a prancheta reglete  é uma prancheta com uma régua metálica com os seis pontos Braille impressos. É nessa régua que se insere o papel afim de que seja perfurado com a punção, imprimindo-se os caracteres do Braille, para que possam ser lidos.  Modelos disponíveis para formação e uso em sala de aula na Caadis.

 

CADEIRA COM PRANCHETA TAMANHO GRANDE 

 

Esta cadeira possui tamanho grande, é bastante larga e agradável. Destina-se a pessoas com diferentes tamanhos e pesos, mulheres grávidas, que necessitem de mais espaço e conforto para assistir aulas. As cadeiras em tamanho grande existem em todos os campi e blocos de sala de aula. Há pelo menos, uma cadeira tamanho grande por bloco de sala de aula.

 

CONJUNTO PARA GRAVAÇÃO EM LIBRAS  

                              

 

 

 

 

 

Os materiais filmadora, iluminador, monitor, chroma key e tripé, formam um conjunto de material utilizado para filmagem de vídeos, criação e edição de material pedagógico de acessibilidade. Utilizado sobretudo para gravações em Lingua Brasileira de Sinais(LIBRAS), torna a comunicação acessível e possibilita acesso informacional a comunidade surda. No Centro multidisciplinar de Caraubas há um estudio com alguns destes equipamentos de gravação, além do campus sede (Mossoró). Para gravação é necessário entrar em contato com um dos dois lugares.

SOFTWARE LEITOR DE TELAS E AMPLIADOR DE TELAS COM AUXILIO DE VOZ

Software com ampliador de tela para pessoas com baixa visão.  Com ele, é possível ampliar até 64 vezes as imagens do computador, oferecendo total liberdade ao usuário, incluindo múltiplos monitores. Possui duas versões do software, com ou sem sintetizador de voz. Estes softwares estão instalados nas bibliotecas e em computadores da Caadis. Pra uso nas bibliotecas, dirijir-se aos computadores que possuem a identificação “para uso exclusivo da pessoa com deficiência”

SOFTWARE LEITOR DE TELAS

Software com leitor de tela , sendo  possível a pessoas cegas e surdo cegas interagirem com o computador. Reproduz através do sintetizador de voz ou da linha Braille os elementos apresentados na tela do computador.  Na Internet, lê listas de links, frames, tabelas, formulários, arquivos PDF, Java, e Flash. Com um sistema de ajuda inteligente, informa dicas, teclas de atalho e opções em função do aplicativo aberto. Seu  sistema de teclas de atalho proporciona uma navegação rápida e eficiente em qualquer aplicativo. Os distintos cursores permitem acessar qualquer texto, gráfico ou outro elemento visual em qualquer área da tela mediante o uso do teclado.

SOFTWARE OCR

Reconhecimento Óptico de Caracteres, ou OCR, é uma tecnologia que permite converter tipos diferentes de documentos, como papeis escaneados, arquivos em PDF e imagens capturadas com câmera digital em dados pesquisáveis e editáveis.

 

*Todas as imagens são meramente ilustrativa.

** Os equipamentos para empréstimo estão disponíveis na CAADIS.

*** Os materiais de uso coletivo estão distribuídos em salas e blocos da instituição.

9 de agosto de 2019. Visualizações: 2919. Última modificação: 12/08/2019 18:45:10