CAADIS - Notícias

Inscrições de Curso de Braile

Extensão, Responsabilidade Social, Sem categoria 15 de abril de 2016. Visualizações: 2073. Última modificação: 25/04/2016 12:40:58
20140510braille01-copy2
Objetivando a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência visual (cegueira e baixa visão) na universidade, a Coordenação de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social da UFERSA, oferece um Curso de Formação  em Braille visando abordar a origem do Sistema e sua importância na efetivação do direito da pessoa com deficiência visual, além de conhecer os caracteres na leitura e escrita de textos. O curso será ministrado pelo professor João Zacarias de Souza Neto, do Centro de Apoio ao Deficiente Visual de Mossoró (CADV).
A iniciativa é gratuita e a aberto aos docentes, técnicos e alunos da UFERSA que almejam atuar na inclusão social e ser agente de acessibilidade na universidade. As aulas serão nas sextas-feiras, à tarde, das 14h às 17h, tendo início no dia 29 de abril de 2016. A atividade contará com uma carga horária de 40 horas, com inscrições até o dia 20 de abril.
O curso visa à melhor inclusão da pessoa com deficiência visual no contexto da Universidade por meio da capacitação dos servidores, atuantes no atendimento, e de discentes, na qualidade de monitores, que atuem diretamente com extensão e/ou pesquisa.
Para determinar melhor prestação de serviços aos que buscam atendimento da Caadis, e no estabelecimento da multicampia da acessibilidade, preferencialmente para os alunos da Licenciatura em Educação do Campo, que são monitores de eventos, profissionais da comissão de acessibilidade educacional multicampi, pessoa com deficiência visual (cegueira e baixa visão), bolsistas permanência que atuam na inclusão, equipe e representantes da Caadis. As vagas são limitadas, sendo 20 vagas nesta primeira turma.
O Sistema Braille foi desenvolvido pelo francês Louis Braille tendo como objetivo a leitura e a escrita tátil para pessoas cegas e/ou com deficiência visual.
O professor: João Zacarias  de Sousa Neto
Graduado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e em Comunicação Social pela mesma IES. Espelista em Educação Inclusiva pela FLATED-CE. Mestrando em Educação pela UERN. Atualmente é Diretor de Orientação e Mobilidade do Centro de Apoio ao Deficiente Visual de Mossoró (CADV). É Transcritor Braille.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

O documento com a lista dos inscritos e suplência pode ser acessada AQUI.